Os 4 temperamentos – Saiba qual é o seu temperamento

Os 4 temperamentos. Na ordem sanguíneo, colérico, fleumático e melancólico.

Como prometido, ta aí.

Cada ser humano possui qualidades marcantes que o torna tão individualmente diferente de seus semelhantes. Mas além das qualidades, cada um possui fraquezas, alguns com fraquezas que incomodam a muitos, outros com fraquezas que incomoda somente a ele mesmo. Esse conjunto de qualidades e fraquezas forma o temperamento.

Existem 4 tipos de temperamentos (existem outras idéias de 7 temperamentos, porém a de 4 é muito boa e precisa), são eles: Sanguíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático.

Por que é bom saber qual é o meu temperamento? Simples, em Gálatas 5:22 é listado o fruto do Espírito, e todo cristão tem que buscar maneiras de melhorar suas atitudes através do Espírito Santo.

Se eu sei qual é meu temperamento, eu consigo visualizar melhor meus defeitos, de repente eu percebo que tenho determinada atitude que nunca me dei conta, descubro também que uma franqueza por exemplo do melancólico é ser vingativo, eu posso ser melancólico e não ser vingativo, mas ficarei sabendo que tenho uma tendência para tal fato. Consegue entender o por que é interessante estudar os 4 temperamentos?

Outra coisa importantíssima é que se eu descubro o temperamento das pessoas com que em me relaciono, eu certamente saberei o que fazer e o que deixar de fazer para não magoar determinada pessoa.

Como eu descubro meu temperamento? Existe um site na net que tem um teste on-line, clique aqui pra fazê-lo, esse é bem simples e prático, porém existem outros. Na verdade se você quiser fazer um teste profissional, você deve procurar um psicólogo.

Depois se saber qual o seu temperamento, vamos então falar a respeito de cada um:

1. SANGUÍNEO

É sempre cordial, eufórico e vigoroso. Receptivo por natureza, toma suas decisões pelos sentimentos e não através dos pensamentos ponderados.

Pela natureza apaixonada e envolvida que possui, contagia um ambiente repleto de pessoas pela sua presença.

Por não gostar de solidão e Ter grande convívio social, o sangüíneo sempre tem amigos. E são alvo de inveja de pessoas de temperamentos mais tímidos.

São bons vendedores, funcionários de locais de atendimento ao público, professores, conferencistas, atores, operadores, pregadores e ocasionalmente bons chefes.

Partes positivas e negativas do sangüíneo

Partes positivas: comunicativo, destacado, entusiasta, afável, simpático, companheiro, compreensível e crédulo.

Partes negativas: volúvel, indisciplinado, impulsivo, barulhento, inseguro, egocêntrico, exagerado e medroso,

Fraqueza e problemas causados pelo sangüíneo

Fraquezas: tomar atitudes baseadas em seus sentimentos, ser impaciente, Ter vontade fraca e dificuldade para terminar o que começa.

Problemas causados: É uma pessoa precipitada, se distrai com facilidade, desperdiça tempo e conversa, irrita-se facilmente, instabilidade financeira e profissional, não é persistente.

2. COLÉRICO

É ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Por ser decidido e teimoso, torna-se auto-suficiente e muito independente.

Por ser ativo, estimula os que estão ao seu redor, não cede sobre pressões. Possui uma firmeza no que faz, o que o faz freqüentemente obter sucesso.

Não é dado as emoções, por ser pouco analista, não vê as armadilhas na sua trajetória.

Muitos líderes mundiais e grandes generais foram coléricos. São sempre bons gerentes, planejadores, produtores ou ditadores.

Partes positivas e negativas do colérico

Partes positivas: energético, resoluto, independente, otimista, prático, eficiente, decidido, líder nato e audacioso.

Partes negativas: intolerante, vaidoso, auto-suficiente e insensível.

Fraquezas e problemas causados pelo colérico

Fraquezas: É impaciente, não tem compaixão, é inflexível, impetuoso, incontrolável.

Problemas causados: Torna-se exigente com os seus, é uma pessoa de muitos argumentos, impiedoso nas decisões, ausência de bondade, cria padrões difíceis de serem alcançados, utiliza-se das situações.

3. MELANCÓLICO

É analítico, abnegado, bem dotado e perfeccionista. Isto o faz admirar as belas artes.

É introvertido por natureza. Mas as vezes é levado por seu ânimo a ser extrovertido. Outras vezes enclausura-se como caramujo, chegando a ser hostil.

É amigo fiel, mas não faz amigo facilmente, por ser desconfiado. Tem habilidade de analisar os perigos que o envolve. Força-se a sofrer e sempre escolhe uma vocação difícil, que envolva grande sacrifício pessoal.

Muitos dos grandes gênios do mundo, artistas, músicos, inventores, filósofos, educadores e teóricos, eram melancólicos. Podemos ver estas características em personagens bíblicos de projeção como, Moisés, Elias, Salomão, o apóstolo João e muitos outros.

Partes positivas e negativas do melancólico

Partes positivas: habilidoso, minucioso, sensível, perfeccionista, idealista, leal e dedicado.

Partes negativas: egoísta, amuado, pessimista, teórico, confuso, antisocial, crítico, vingativo e inflexível.

Fraquezas e problemas causados pelo melancólico

Fraquezas: é uma pessoa crítica, voluntariosa em excesso.

Problemas causados: espera muito das pessoas, em troca do que faz. Intromete onde não deve, gasta tempo com o que não deve, atrapalhando seu serviço, tem aversão a pessoa que tem ponto de vista diferente entra em atrito com as pessoas que se opõe ao seu caminhar.

4. FLEUMÁTICO

É calmo, frio e bem equilibrado, raramente explode em riso ou raiva, mantendo sempre suas emoções sobre controle. É o único tipo de temperamento coerente, mas tem muito mais emoção do que demonstra.

Por gostar do convívio social, não lhe faltam amigos, mas sempre encontram algo de engraçado nos outros. É simpático e tem bom coração. Não se envolve nas atividades alheias, sendo muito capaz e eficiente.

É conciliador e pacificador. São bons diplomatas, administradores, professores e técnicos.

Partes positivas e negativas do fleumático

Partes positivas: calmo, cumpridor, eficiente, conservador, prático, líder, diplomata e bem humorado.

Partes negativas: calculista, temeroso, indeciso, contemplativo, desconfiado, pretensioso, introvertido e desmotivado.

Fraquezas e problemas causados pelo fleumático

Fraquezas: ser indiferente ao que o cerca, indolência, sabe como provocar os outros.

Problemas causados: magoa as pessoas através das suas piadas, não se esforça para realizar suas tarefas em ritmo satisfatório.

Sabendo isso, você pode então orar e pedir para que Deus te ajude, dando maneiras de amenizar suas fraquezas e melhorar ainda mais suas qualidades.

Nosso Deus é um Deus de milagres, então acredite Nele que ele certamente te ajudará a ser uma pessoa melhor. Lembre-se que não existe temperamento melhor ou pior, pois cada um possui seu lado negativo e positivo, o que torna uma pessoa melhor ou pior é o quanto ela consegue melhorar em suas fraquezas.

Se gostou comente. Um grande abraço e volte sempre ao nosso blog.

Fiquem na paz de Deus.

About these ads

Sobre jamildagher

Líder da Célula Águias junto com sua esposa Thalita Dagher. Também líder do Ministério de Dança Restaure. Discípulo do Pastor Júlio César, na cobertura do Apóstolo Antonio Bueno. Funcionário Público, acadêmico de Ánalise de Sistemas - UFMS e servo do Deus altíssimo.
Esse post foi publicado em Ministração e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s